GARANTIA DO VEÍCULO

GARANTIA DO VEÍCULO

5 de setembro de 2014 Consumidor, Notícias 3

Você comprou numa agência, garagem ou revenda de automóveis um fusquinha 80. Mesmo com essa idade, o ‘’pois é’’ tem garantia de noventa dias a partir da data da compra, independentemente de termo expresso. Exija recibo ou nota fiscal para fazer valer esse direito. Não aceite argumento do comerciante de que a garantia só está prevista para carros novos ou de que a garantia é só de câmbio e de motor. A lei determina a garantia para todos os produtos, sem especificar se são novos ou usados. (AMPARO LEGAL: artigos 24/26 do CDC). Para os modelos que saíram de linha, inclusive, a fábrica é obrigada a manter peças de reposição pelo menos durante 5 anos. (AMPARO LEGAL: artigo 32, parágrafo único, do CPDC).

Atenção: Carro usado só tem garantia quando é adquirido de um fornecedor do produto, como agências ou concessionárias, ou da pessoa física que faz da venda de automóveis o seu negócio, (artigo 3o do CPDC). A garantia, no caso de compra de um particular, pessoa física que não faz da venda de automóveis o seu negócio, não se enquadra no Código de Proteção e Defesa do Consumidor, e sim no Código Civil, que fala dos vícios redibitórios (do artigo 1.101 ao 1.106 do CC).

A garantia de noventa dias de carros novos pode ser estendida pelo fabricante a seu critério. Esse prazo maior (seis meses ou um ano, por exemplo), expresso em termo de garantia, tem de ser respeitado. Do contrário, a montadora fez afirmação falsa ou enganosa (artigo 66 do CPDC).

O prazo de garantia é reiniciado se for comprovado um ‘’vício oculto’’, defeito de fábrica que pode aparecer quando a garantia já terminou.

(Russomanno, Celso. Você Merece o melhor, O Guia do Consumidor. 4ª Edição. São Paulo: Editora Gente, 2002.)

Sobre Celso Russomanno

celso2018:

3 Comments

  1. Renan Nogueira

    7 de maio de 2015

    Se eu comprei o carro de uma revendedora e não adiquirir a nota fiscal e assinri o termo de garantia (da loja) que só cobria caixa de macha e motor e o carro apresentar problema no rolamento?
    Receberia os reparos, e o que devo fazer para ter este direiro.

    • Celso Russomanno

      28 de maio de 2015

      Olá Renan. Volte ao estabelecimento e exija a nota fiscal. A garantia legal é de 90 dias. Se você tiver problemas peço que envie sua denúncia através do site celsorussomanno.com.br/denuncie/ ou para o r7.com/programadatarde. Se você estiver em São Paulo pode vir pessoalmente ao Instituto Nacional de Defesa do Consumidor que presta atendimento gratuito para casos de Defesa do Consumidor. Fica na Rua Pedrália, 98 – Ipiranga, São Paulo-SP.

  2. Evelyn

    11 de maio de 2015

    Vendedor veio me falar que estava me fazendo um favor ao arrumar uma parte elétrica do carro que comprei em menos de 30 dias!

compartilhe sua opinião

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta