Celso Russomanno participa de 1° Fórum Nacional de Debates dos Procons em Ilhabela

Celso Russomanno participa de 1° Fórum Nacional de Debates dos Procons em Ilhabela

25 de maio de 2018 Consumidor, Notícias 0

 

O deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP) foi um dos convidados especiais do 1º Fórum Nacional de Debates dos Procons, organizado pela Associação Brasileira de Procons, Fundação Procon SP e Procon Ilhabela, que aconteceu na última quinta (24) na cidade de Ilhabela, litoral norte de São Paulo.

Aberto pelo prefeito da cidade, Márcio Tenório, o encontro reuniu mais de 200 representantes do segmento de defesa do consumidor de todo Brasil, com o objetivo de discutir assuntos relacionados à defesa do consumidor, como a situação dos planos de saúde, o decreto do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), o comércio virtual e o projeto do Cadastro Positivo.

Em seu discurso, o deputado Celso Russomanno esclareceu que o Cadastro Positivo pode ser uma ameaça ao sigilo dos dados bancários e pessoais do consumidor brasileiro. “O Cadastro Positivo, diferente do que todos pensam, é em primeiro lugar, um cadastro negativo, que reunirá informações do consumidor em até 15 anos anteriores à data da consulta, levando em consideração todas as dívidas contraídas neste período.” Atualmente estas informações são sobre os últimos cinco anos.

Salientou ainda, que o projeto é restritivo e poderá reduzir as ofertas de crédito ao consumidor brasileiro. “Por exemplo, uma pessoa que possui duas contas bancárias, dois cartões de crédito, financiamento e uma renda mensal inferior à suas linhas de crédito, terá suas informações divulgadas aos birôs, mais conhecidos como serviços de proteção ao crédito, e como resultado o sistema irá informar que este crédito está acima de suas condições, e o mesmo será restringido.” Explicou.

Celso Russomanno ainda divulgou que em reunião com representantes do Banco Central, recebeu a informação que não há nenhuma garantia da redução dos juros para o consumidor final.

Para encerrar, o deputado fez uma reflexão sobre o início da sua trajetória no trabalho de defesa ao consumidor. “Perdi minha esposa por negligência médica e decidi iniciar a luta pelos diretos do consumidor diante deste fato. Precisamos gostar daquilo fazemos. O direto do consumidor está 24 horas interligado à nossa vida social. Por isso, é de extrema importância participar de eventos como este realizado neste paraíso que é Ilhabela. Parabéns ao prefeito Márcio Tenório e ao Procon de Ilhabela pela iniciativa”, finalizou Celso Russomanno.

O 1° Fórum Nacional de Debates dos Procons também contou com a presença do diretor executivo do Procon de São Paulo, Paulo Miguel e da a Secretária Nacional do Consumidor (Senacon), Ana Lúcia Kenickel Vasconcelos, entre outras presenças ilustres e atuantes na defesa do consumidor brasileiro.

 

Por Ascom deputado federal Celso Russomanno com informações do Portal da Prefeitura de Ilhabela

Fotos: Giovanna Sartore

Sobre Celso Russomanno

celso2018:

0 Comments

compartilhe sua opinião

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta