Audiência pública discute criação do Dia do Hematologista e Hemoterapeuta

Audiência pública discute criação do Dia do Hematologista e Hemoterapeuta

5 de maio de 2023 Proposta 0

Audiência pública na Câmara dos Deputados contou com a participação de médicos hematologistas e representantes de associações ligadas a Hematologia e Hemoterapia, especialidade da Medicina, cujo pedido de requerimento foi do deputado federal Celso Russomanno (Republicanos -SP).

Eles debateram as conquistas e a importância da atuação desses profissionais no atendimento à população e discutiram a criação do Dia do Hematologista e Hemoterapeuta, a ser comemorado em 29 de outubro, data em que duas entidades médicas importantes se juntaram no Brasil em 2008, a Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e o Colégio Brasileiro de Hematologia. O dia acabou se tornando um marco.

O hematologista é o médico que cuida das doenças do sangue. É uma especialidade da medicina que trata de anemias, doenças genéticas, doenças hemorrágicas, tumores hematológicos. O hemoterapeuta atua com transfusões de sangue, trabalho realizado por meio de hemocentros e através de campanhas de doação. Para se ter ideia da importância da hemoterapia, é a partir dela que surgiram as técnicas de extração com células tronco.

De acordo com a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) o Brasil conta hoje com 5000 profissionais. A hematologia e hemoterapia são especialidades novas, até os anos de 1900, as pessoas não sabiam o tipo sanguíneo ou se tinham sangue positivo ou negativo. Hoje em dia a área avançou bastante, isso se deve ao interesse dos médicos pela especialidade, realização de congressos e o nível de profissionalização que melhorou. A hematologia brasileira além de considerada uma das mais seguras do mundo é reconhecida internacionalmente.

O reconhecimento do dia 29 de outubro de forma nacional é importante “para o profissional que há muito tempo luta atendendo pacientes, atuando nos setores de ensino e pesquisa”, afirma José Bernardes, presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular.

Celso Russomanno com representantes da Hematologia e Hemoterapia

Sobre Celso Russomanno

celso2018:

0 Comments

compartilhe sua opinião

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta