Dicas Importantes para Comprar Alimentos

Dicas Importantes para Comprar Alimentos

13 de julho de 2015 Consumidor, Notícias 0

celso 2

Alimentos são todas as substâncias utilizadas pelos animais, como fontes de matéria e energia para poderem realizar as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento, reprodução, etc. Para o homem, a alimentação inclui ainda várias substâncias que não são necessárias para as funções biológicas, mas que fazem parte da cultura, como as bebidas com álcool ou outros compostos químicos psicotrópicos, os temperos, vários corantes usados nos alimentos, etc…

Sendo assim, vamos aprender algumas dicas importantes sobre alimentos para você usar na hora das compras.

Embalagens: Preste muita atenção nas embalagens dos produtos. Leia com cuidado as informações escritas. As embalagens devem trazer informações sobre os produtos em letras legíveis sobre data de fabricação, prazo de validade, composição, peso, modo de usar, advertências sobre os riscos e outros dados essenciais ao consumidor.

Não leve para casa embalagens estufadas, enferrujadas, amassadas, furadas, rasgadas, violadas ou que estejam vazando. Latas assim podem indicar que o alimento está estragado. Se você só notar o problema quando chegar em casa, tome as seguintes providências:

– procure o estabelecimento onde foi feita a compra;

– apresente a nota fiscal ou ticket e exija a troca ou peça seu dinheiro de volta;

– denuncie o que aconteceu em órgão de fiscalização de alimentos. O fornecedor será punido se sabia do defeito do produto e o vendeu assim mesmo;

– se o fornecedor não quiser trocar o produto, envie uma reclamação por escrito ao estabelecimento em que comprou o produto;

– peça ajuda a um órgão de defesa do consumidor da sua cidade ou recorra ao que estiver mais próximo;

– se você se sentir mal, com intoxicação, após consumir um alimento estragado, procure imediatamente um médico;

– guarde as receitas que o médico passar e os comprovantes de despesas e, assim que puder, entre em contato com a vigilância sanitária. Informe com detalhes, qual o alimento suspeito, onde você o comprou e a hora que comeu ou bebeu;

– a declaração dada pela vigilância sanitária servirá como prova, caso você recorra à justiça.

Alimentos Enlatados: Nunca deixe os enlatados em latas abertas, mesmo dentro da geladeira. Retire o produto das latas e coloque em uma vasilha limpa, seca e com tampa. Mantenha o produto dentro da geladeira. Observe as recomendações do fabricante, impressas na embalagem.

Alimentos Fraudados: O fornecedor para obter mais lucro, às vezes, pode cometer certas fraudes. Exemplo: água no leite.

Quando isso acontece, o alimento é fraudado. Se, você perceber este crime, exija a troca do produto ou procure um laboratório para examiná-lo. Peça uma declaração ao laboratório sobre o conteúdo do produto e faça uma denúncia na Justiça.

Sobre Celso Russomanno

celso2018:

0 Comments

compartilhe sua opinião

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta