ENTREGA EM CASA

ENTREGA EM CASA

23 de setembro de 2014 Consumidor, Notícias 0

Entrega de pizza em casa

Todo domingo que se preze acaba em pizza. Você faz o pedido por telefone, a família espera, espera, espera… As crianças reclamam, até que ela finalmente chega. Só que fria! Não esquente a cabeça. Você não é obrigado a ficar com a encomenda. Exija outra pizza ou devolva a compra sem desembolsar nada. O consumidor tem prazo de até 7 dias para se arrepender de qualquer compra feita por telefone. Isso vale não apenas para os pratos sem qualidade (a pizza fria) como para os pedidos que chegam errado (um hambúrguer no lugar de um beirute).

É um conforto receber a comida em casa, mas não fique acanhado de exigir outra viagem do entregador para receber a encomenda certa. Consumidor consciente, que exerce a cidadania, briga pelos seus direitos fora e dentro de casa ( Lei 8137, de 27.12.90, artigo 7, inc. 9 e parágrafo único). O fornecedor é obrigado a vender mercadoria a quem quiser pagar pôr ela ( Lei nº 8002, de 14.03.90 – dispõe sobre a repressão de infrações atentatórias contra o direito do consumidor -, artigo I, inc. I ).

Considere amostra grátis todo produto que chegar a sua casa sem que você tenha pedido. Existe aquele tipo de aproveitador que manda e depois cobra. Você não é obrigado a pagar nada. (Amparo Legal; artigo 39, inc. III, § único do CDC). Vale lembrar que é considerado prática abusiva, portanto proibido, cobrar o transporte para a entrega. Quando você pedir, por exemplo, uma pizza e o responsável pelo estabelecimento lhe disser que você tem que pagar independente do preço da pizza a entrega, não se desespere, mande vir a pizza e pague só o seu preço. Condicionar a venda do produto ao serviço, fere o artigo.39, inc. 1o do CDC. Denuncie, não seja bobo!

(Russomanno, Celso. Você Merece o Melhor, O Guia do Consumidor. 4ª Edição. São Paulo: Editora Gente, 2002.)

Se você compra pizza delivery, preste atenção neste caso apresentado no quadro Patrulha do Consumidor, no Programa da Tarde da Rede Record. A Pizzaria errou o pedido, e não devolveu o dinheiro ao cliente. Vejam o final deste caso:

Sobre Celso Russomanno

celso2018:

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