Em encontro com Dilma, Russomanno denuncia prática abusiva das operadoras de telefonia móvel nos pacotes de acesso à internet

Em encontro com Dilma, Russomanno denuncia prática abusiva das operadoras de telefonia móvel nos pacotes de acesso à internet

6 de março de 2015 Legislação, Notícias 10

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Brasília (DF) – O líder do bloco PRB, PTN, PMN, PRP, PSDC, PRTB, PTC, PSL, PTdoB na Câmara, deputado Celso Russomanno (SP), esteve no Palácio do Planalto nesta quarta (4) para levar ao conhecimento da presidente Dilma Rousseff o problema enfrentado por milhões de brasileiros no acesso à internet via celular. Segundo o republicano, há uma prática abusiva, no âmbito das relações de consumo, fruto da ação “orquestrada” das operadoras de telefonia celular, que fere os direitos do consumidor e o marco civil da internet.

“Um país sem banda larga não cresce. O governo precisa ter conhecimento dessa prática abusiva que vem sendo cometida pelas companhias de telefonia em um verdadeiro cartel. Se a intenção do governo é a universalização da telefonia e da banda larga, ele não pode ser omisso. Protocolamos uma indicação para que a Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL, revogue o art. 52, da Resolução n. 632, de 7 de março de 2014, que aprova o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicação – RGC”, informou o deputado.

O parlamentar reivindica que as companhias apresentem os contratos firmados com os clientes. Segundo ele, os consumidores só tomam conhecimento da prática verbalmente, pois não está expresso nos contratos firmados. “A prática vem sendo adotada desde o final do ano passado, inicialmente atingindo os clientes de planos pré-pagos de várias operadoras. Conforme se noticia, em breve, alcançará também, os contratantes de serviços pós-pagos. A responsabilidade de coibir essa medida abusiva recai, prioritariamente, sobre os ombros do Governo Federal, na medida em que as empresas de telefonia móvel justificam e amparam a alteração unilateral dos contratos de milhões de consumidores em norma regulamentar, editada pela Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL”, argumenta.

Para Russomanno, a resolução não pode estar acima da lei. “Preocupa-me que a passividade da ANATEL, em face à mudança do modelo de serviços impostos pelas empresas, deslegitime a Agência como instância de mediação no setor de telefonia, uma vez que negligencia os direitos de tantos consumidores”, reclama.

O deputado lembra que existem mais de 280 milhões de celulares ativos nas operadoras de telefonia celular. Desses, mais de 75%, ou seja, 210 milhões de celulares utilizam planos pré-pagos, que são os preferidos pelos brasileiros de menor renda. Ainda segundo o republicano, a presidente Dilma recebeu a notícia com indignação e prometeu tomar as providências.

Fonte: Portal PRB
Por Mônica Donato – Liderança do PRB
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Sobre Celso Russomanno

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10 Comments

  1. Viviane gentil nunes

    9 de março de 2015

    Eu nao aguento mais boto credito tanto na.vivo qnto na tim a da vivo a minha internet é vivo tudo entao por semana *era* para ser 6,90 mais n isso dura 2 dias isso mesmo so dois 2 e ja vem a msg que esta bbloqueiada ,.. e a tim duas horas de internet ja vem a msg que gastei 80% da internet entre 5 horas de uso ja nao pega mais estou de saco cheio todas as operadores esta terrivel.,. Quero ajuda ja mandei reclamaçoes para vivo e ven a msg desculpe o transtorno tente mais tarde,,

  2. Andréia Fausto

    9 de março de 2015

    Espero que isso se resolva o mais rápido possível!
    Sou usuária pós-paga de uma certa operadora, bloqueiam meu serviço de internet e se eu quiser continuar usufruindo da conexão, tenho que pagar mais uma taxa além da franquia mensal... Fiquei indgnada com essa nova palhaçada! Prejudicando milhões de brasileiros que dependem do acesso á internet, e pior : gastando muito mais !!! Tomara que tome as devidas providências, mais uma vez o consumidor sendo prejudicado.....Uma prática abusiva e um meio de arrecadar dinheiro! Que país é esse????

  3. Filipe Gouveia

    10 de março de 2015

    Celso boa tarde, tenho um plano pós-pago(controle), pago R$ 51,90 por mês e estou tendo problema de corte de internet quando acaba o meu pacote de 500mb, tinha um pré-pago e troquei para um pós justamente pelo problema de corte. Gostaria de saber o que pode ser feito?

    Obrigado!

  4. Silvana dos Santos Pereira

    11 de março de 2015

    Em 17 dias de uso a Vivo reduziu a internet do meu celular em 80 % . Espero que o senhor consiga mudar isso, pois não aguentamos mais tantos abusos dessas operadoras .

  5. Mateus de Barros

    25 de março de 2015

    Uma boa iniciativa contra os péssimos serviços oferecidos pelas operadoras e por taxas abusivas, vale ressaltar que algumas operadoras cortam o seu acesso e/ou reduzem tanto a sua velocidade que se torna impossível acessar uma página na internet, fornecendo apenas uma velocidade miníma para poder utilizar aplicativos para troca de mensagens. É um absurdo que com tamanha tecnologia presente nos celulares da grande maioria da população tenhamos que ficar à mercê de péssimos planos de internet móvel que deviam ser boas o suficiente para fornecer acesso a informatização a todos os nós. Concerteza toda a população espera que o governo tome providências sobre isso, mas é uma pena o governo ver e não fazer nada, só vemos o governo fazendo algo a respeito quando toda a população reivindica seus direitos.

  6. Amanda

    9 de abril de 2015

    Celso como esta o andamento do caso ?? as operadoras deverao voltar atras e deichar a internet por um mês como antes??

    • Celso Russomanno

      28 de maio de 2015

      Estamos na briga. http://camaraprb10.blogspot.com.br/2015/05/aprovado-projeto-de-russomanno-que.html?m=1

  7. hugo soares

    11 de abril de 2015

    como faço pra fazer minha denuncia eu vi o programa e nao achei onde faço minha denuncia, obrigado!

    • Celso Russomanno

      28 de maio de 2015

      Peço que envie sua denúncia através do site celsorussomanno.com.br/denuncie/ ou para o r7.com/programadatarde. Se você estiver em São Paulo pode vir pessoalmente ao Instituto Nacional de Defesa do Consumidor que presta atendimento gratuito para casos de Defesa do Consumidor. Fica na Rua Pedrália, 98 – Ipiranga, São Paulo-SP.

  8. Cristiano

    21 de abril de 2015

    Acabei de ligar para operadora CLARO para reclamar que minha Internet, pós paga está sofrível, impossível de navegar.
    a resposta do atendente, em 45 minutos de conversa foi que eu deveria esperar o fechamento da fatura, mas o detalhe é que só tem 3 dias de consumo. Eles querem que eu espere um mês de utilização, mais 10 dias para geração de fatura, para só então, verificar o que houve. Meu plano anterior, por 2 anos seguidos foi de 2 gigas, nunca tive problemas. Derrepente, ao mudar para 7 gigas, a CLARO me diz que gastei a franquia de 7 gigas em 3 dias. Como assim? Meu comportamento de utilização foi o mesmo de 25 meses anteriores nos quais consumia menos de 2 gigas e depois da mudança de plano eu sou acusado de usar toda franquia em 3 dias.
    Para mim, o problema maior é falar que tenho apenas 2 alternativas : ficar com a Internet impraticável, ou adquirir pacote adicional de Internet. Absurdo sem noção. Não ficarei calado sobre isso.

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