Celso Russomanno dá sete dicas para não cair em roubadas na Black Friday

Celso Russomanno dá sete dicas para não cair em roubadas na Black Friday

26 de novembro de 2014 Consumidor, Notícias 0

Agora ficou muito mais fácil comprar sem medo nesta data

A tão esperada Black Friday acontece nesta sexta-feira (28) e para ajudar todos que querem aproveitar alguns bons descontos, o R7 falou com o Celso Russomanno, que comanda a Patrulha do Consumidor, e ele deu sete dicas para não deixar que esse dia de compras vire uma tremenda furada.

blackfriday 

 

 

 

 

 

 

Dica 1: Sites confiáveis 

É muito importante verificar bem o site antes de fazer qualquer tipo de compra para não perder dinheiro ou, ainda pior, ter seus dados bancários ou de cartão de crédito roubados.

Quando você participa dessa sexta-feira de promoções você, geralmente, acessa os sites que fazem essas promoções, então, em primeiro lugar, veja bem o site em que vai realizar a compra; veja se tem endereço físico, se tem telefone, se é uma empresa conhecida. Isso é extremamente importante.

Dica 2: Lojas que não existem

Toda loja licenciada possui um número de CNPJ, então busque verificar se essa numeração está ativa junto à Receita Federal.

— Verificar há quanto tempo esse CNPJ existe também é importante, já que têm empresas abertas cujo CNPJ tem pouco tempo. Nesses casos é bom desconfiar, pois a empresa pode estar prometendo alguma coisa que não vai acontecer.

Dica 3: Preços muito baixos

A Black Friday é feita para conseguir descontos em produtos que geralmente são muito caros, porém não podemos esquecer que nesta época de final de ano a maioria das pessoas está em busca dos presentes de Natal, o que faz com que muitas lojas façam ofertas que não podem cumprir.

Quando a esmola é demais o santo desconfia, então se o produto está muito abaixo do preço de mercado, precisa ver se a empresa é séria porque você vai pagar e pode não receber, e aí você vai ter uma dor de cabeça enorme.

Dica 4: Falsos descontos

Um dos maiores problemas da Black Friday são os falsos descontos, por isso é importante pesquisar muito antes de efetuar qualquer tipo de compra para não ser enganado e acabar pagando o preço integral dos produtos.

— Compare e verifique o histórico de preços de tudo que quiser adquirir.

Dica 5: Preferência a sites nacionais

Apesar de muitas ofertas boas serem dos sites internacionais, às vezes é interessante dar preferência aos e-commerces nacionais por conta da facilidade para trocar o produto ou até mesmo reclamar em caso de não entrega.

Dica 6: Forma de pagamento

— Não pague tudo antecipado. Pague entre 30% e 40% na entrega do produto, se possível. Quando você paga antecipado, há o risco de não receber a mercadoria.

Dica 7: Pesquise

O site do Procon disponibiliza uma lista de onde não comprar, então perca algum tempo na internet e pesquise muito bem antes de efetuar a compra. Encontrar um produto que normalmente custa R$ 3000 por apenas R$ 1000 pode ser indício de golpe.

 

Fonte: R7 Entrevista e texto: Wendy Candido

Sobre Celso Russomanno

celso2018:

0 Comments

compartilhe sua opinião

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta